(47) 3533-1343 | 3533-5822

JOIA – Jornada de Integração Acadêmica

02 de dezembro de 2016

Ao longo do ultimo mês, a Click fomentou o debate acerca da importância da iniciação científica na instituição, oferecendo aos alunos e à comunidade a oportunidade de expandirem os seus conhecimentos com as palestras promovidas no JOIA – Jornada de Integração Acadêmica.

 

O evento contou com palestrantes da região e acadêmicos da nossa instituição, que dividiram parte da sua experiência com os presentes em palestras voltadas para os seus segmentos.

 

Dia 17/11, os alunos contaram com a palestra Psicologia da Aprendizagem, ministrada pela Psicóloga Luana Ferreira, CRP12/14077, onde foi abordada esta área da psicologia que estuda o desenvolvimento em todos os seus aspectos (físico motor, intelectual, afetivo emocional e social), desde o nascimento até a fase adulta.  Entre as teorias que explicam o desenvolvimento humano, se destacam a de Jean Piaget (1896-1980) e de Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934). Foram discutidas as características mais comuns em cada fase da vida e como as visões dos autores citados se relacionam com a aprendizagem.

 

Já no dia 17/11, foi apresentado pelo palestrante Jeancarlo Souza o tema Tecnologias na Educação, que abordou os principais conceitos da informática, como as tecnologias influenciam no nosso cotidiano e quais ferramentas podem ser utilizadas nas disciplinas da grade curricular em sala de aula.

 

No dia 24/11, os acadêmicos Edenilso Conaco, Fernando Sena Bueno, Jaciara Eli, Jonatha Leoni e Leide Daiana Leoni falaram sobre a História da Música, abordando sua presença em nosso cotidiano e sobre os primeiros sinais musicais e instrumentais. Foi discutido sobre a música através do tempo, a música brasileira e os festivais catarinenses, concluindo com a presença da música em nossas cidades, que trouxe a reflexão de que a música é a arte de se expressar por meio de sons, com a combinação harmoniosa dos mesmos.

 

Encerrando as atividades, foi a vez do Palestrante Prof. Me. Elias Souza falar sobre comunicação e oratória e sua importância no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade de falar em público. Foram abordadas dicas que auxiliam na apresentação de estudos, trabalhos de sala de aula e ainda a comunicação no ambiente de trabalho.